Você está visualizando atualmente BENEFÍCIOS DO SONO DE QUALIDADE

BENEFÍCIOS DO SONO DE QUALIDADE

O sono nas condições e tempo adequado contribui significativamente para saúde, bem-estar e até segurança. O descanso tem influência sobre a reconstituição de tecidos, produção regular de hormônios, equilíbrio de funções orgânicas. Os benefícios do sono de qualidade descritos abaixo certamente farão você repensar seus hábitos noturnos.

O ritmo circadiano está relacionado ao ciclo biológico dos seres vivos nas 24 horas do dia, influenciado principalmente por variações de calor e luz solar. Quando perturbado, corremos mais riscos de padecer de doenças como diabetes, insuficiência cardíaca e demência. Dormir em horários e condições adequadas contribui para o equilíbrio do ritmo circadiano e consequentemente manutenção da boa saúde.

O sono influencia o processo de seleção das memórias de curta e longa duração, bem como a associação de novas informações a conhecimentos já consolidados. Portanto, dormir bem interfere positivamente na memória, no raciocínio e na capacidade de utilizar conhecimentos adquiridos para solução de problemas. Estudos sobre o sono e sua influência na seleção de memórias têm auxiliado na redução dos efeitos do stress pós-traumático.

No sono profundo, nossas células produzem a maior parte do hormônio do crescimento, necessário à manutenção dos ossos e dos músculos. O sono é também essencial para garantir a saúde do sistema imunológico, da temperatura corporal e da tensão arterial. Sem dormir o suficiente,  não conseguimos regular nosso humor e nem recuperar adequadamente as lesões.

O sono de boa qualidade permite que o líquido cefalorraquidiano promova a eliminação adequada de resíduos da atividade celular. Dentre esses resíduos, há uma substância chamada Beta-amiloide, que interfere na comunicação entre neurônios e está intimamente ligada à Doença de Alzheimer. O sono de má qualidade, por sua vez, aumenta o risco de acidentes vasculares e desenvolvimento ou agravamento de quadros de depressão e obesidade. Privação do sono provoca redução da atenção e cansaço, aumentando o risco de acidentes automobilísticos e de trabalho.